Concluindo a apresentação do Seminário Virtual da disciplina Informática e Sociedade (IS) do Curso de Especialização Tecnologias em Educação - PUC RIO, onde explanamos sobre Os Pilares (Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver e Aprender a ser) e Os Saberes (Ensinar a condição humana, As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão, Os princípios do conhecimento pertinente e Ensinar a identidade terrena), de Delors e Morin, respectivamente, entendemos que a escola, atualmente, não contempla grande parte do que estes autores orientam.
Diante destes estudos, questionamos: O que fazer para mudar o cenário atual? Que ações podemos propor para que a escola pública acompanhe a evolução tecnológica do mundo globalizado e utilize os recursos tecnológicos e midiáticos nela disponíveis, em benefício de uma educação de melhor qualidade? A resposta inicial é: temos um grande desafio pela frente!
A sociedade atual está cada vez mais complexa, pluralista e exige pessoas abertas, criativas e inovadoras. Dentro deste contexto, a escola precisa avançar, precisa de professores mediadores de processos de aprendizagem vivos e criativos. De professores mais orientadores, que desafiem os alunos e trabalhem através de projetos. A escola precisa privilegiar a relação com os alunos, a afetividade, a motivação, dar suporte emocional para que os alunos acreditem em si, sejam autônomos, aprendam a analisar situações complexas e saibam fazer escolhas cada vez mais libertadoras. Precisa também proporcionar ao aluno acesso a ambientes virtuais através do acesso à informação variada e disponível on-line, da pesquisa rápida em bases de dados, bibliotecas digitais, portais educacionais; da participação nos debates e publicações on-line, em fim, da variada oferta de serviços digitais.
Em função disso, apresentaremos um documento-proposta, à parte – Ações Estratégicas e Políticas Públicas - que visa contribuir com sugestões de ações didáticas e contextualizadas, para uma possível intervenção no quadro atual da educação nas escolas públicas brasileiras.