Sabemos que a educação é permeada de situações que exigem grande preparo e conhecimento para resolvê-las. O educador que conhece os quatro pilares de Delors tem um conhecimento que o ajuda a entender melhor o dia a dia do desenvolvimento do conhecimento e do aprendizado. “À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele” (Delors 2003).
Trataremos neste texto sobre o aprender a conhecer, que se entrelaça com as outras aprendizagens mas também nos traz informações particulares e relevantes. Este tipo de aprendizagem que visa nem tanto a aquisição de um repertório de saberes codificados, mas antes o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento pode ser considerado, simultaneamente, como um meio e uma finalidade da vida humana.
O aprender a conhecer é algo enriquecedor que torna o seu atuante mais atento, observador e capaz de filtrar o conhecimento de forma a adquirir aquilo que lhe seja significativo, e dessa forma acaba interagindo com as outras aprendizagens de forma que o seu desenvolvimento seja mais produtivo.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003
Vídeo