Como deverá ser a educação no futuro? Para iniciar uma reflexão sobre a matéria, valho-me do documento da Unesco, de 1998. “EDUCAÇÃO Um tesouro a descobrir”. O livro traz que a educação ao longo de toda vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Como o último pilar, o "aprender a ser", que enfatizarei aqui, o próprio documento da Unesco preconiza o compromisso da educação com o desenvolvimento total da pessoa humana: o espírito e o corpo; a inteligência, a sensibilidade e o sentido estético; a vontade, a responsabilidade individual e a espiritualidade. O "aprender a ser" implica o autoconhecimento, a autonomia do sujeito e seu espírito de iniciativa e de independência; reafirma o reconhecimento do outro: a diversidade de personalidades e a pluralidade de estilos, valores e idéias que fazem à riqueza do ser humano e a beleza da humanidade.
Cabe, para concluir esta reflexão, que aprender a ser é desenvolver melhor nossa personalidade e estar à altura de agir com autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para tanto aprender a ser, é ser mais humano, é ter mais autocontrole e saber conviver com o outro, principalmente neste mundo globalizado, onde o que predomina é o individualismo, portanto, aprender a ser é ser melhor como pessoa e profissional.
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REFERÊNCIAS
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 3ª ed. São Paulo: Cortez